Do hospital às prateleiras: vida e obra de John Green

Marcado por um trabalho realizado com crianças em um hospital, John Green, autor de “A culpa é das estrelas” e outros best-sellers, abandonou sua carreira como padre para se tornar escritor.

John Green falando em Vidcon 2012, no Centro de Convenções de Anaheim, na  Califórnia.
John_Green_(7492546294)Fonte: (GAGE SKIDMORE, 2012)

John Green é um renomado e premiado escritor e vlogger norte-americano nascido em Indianápolis, capital de Indiana. O autor, apesar de ter formação em Inglês e Estudos Religiosos pela Kennyon College, trabalhou como escritor e revisor de livros para grandes jornais renomados, tais como Book List e The New York Times Book Review, além de também ter trabalhado como escritor para algumas rádios, sendo a NPR (Nacional Public Radio) a de maior destaque.

Antes de atingir o auge de sua carreira, John chegou até a cogitar a possibilidade de ser um ministro episcopal, tanto por influência de sua formação acadêmica quanto por seus segmentos religiosos, mas, para o bem da literatura, isso nunca chegou a acontecer.

Sua maior influência na escrita e também para a carreira escolhida é fruto de um trabalho de cinco meses realizado em um hospital pediátrico, já que o trabalho realizado com crianças portadoras de doenças com risco de vida no local marcou completamente sua vida, sendo os livros A culpa é das estrelas e A estrela que nunca vai se apagar os maiores reflexos disso.

John não é só conhecido por seu brilhantismo enquanto escritor. Numa visita ao Brasil no ano de 2015 para o lançamento do filme de sua obra Cidades de papel, o autor reafirmou sua fama internacional de “simpático” ao participar de um episódio da novela Malhação. Além disso, o escritor continua a comprovar que também é um grande humanitarista não só disseminando respeito ao próximo em seus livros como também em seu vlog, o vlogbrothers,  que aborda diversos temas sociais.

Ficou curioso por esse gênio da literatura internacional? Abaixo você confere as obras do autor do best-seller Quem é você, Alaska? que a BCo – UFSCar disponibiliza para retirada!

A culpa é das estrelas

Processed with VSCO with acg preset

Aos 17 anos de idade, Hazel Grace, personagem principal, luta contra um câncer na tireóide. Ao ser forçada a ir para um grupo de ajuda de pessoas que sofrem por problemas de saúde por só pensar na morte (e não num sentido depressivo), acaba conhecendo Gus, um jovem que perdeu uma das pernas por causa do câncer também. O encontro lhes garantiu não só a maior aventura de suas vidas como também o maior amor que experimentariam durante toda a vida de forma inesperada.
Este livro pode ser encontrado na Biblioteca Comunitária, no Piso 2 (Direita – Bloco 1), sob o código G 813 G796c.

 

Quem é você, Alasca?

Processed with VSCO with acg preset

Miles Halter é um adolescente que adora ultimas frases de grandes personalidades. Cansado de sua vida pacata, vai estudar no colégio interno Culver Creek para entender sua ultima frase favortia, o “Grande talvez”, já que o autor dela estudara lá.
É neste colegio que ele vai conhecer Alasca Young, que é quem realmente o fará entender o significado desse “Grande Talvez”.

Este livro pode ser encontrado na Biblioteca Comunitária, no Piso 2 (Direita, bloco 2), sob o código EJ G796qa.

Deixe a neve cair

Processed with VSCO with acg preset

Dividido em três contos diferentes que se interlaçam, o livro mostra o poder que uma nevasca – algo tão natural – tem de mudar o destino das pessoas.
Cada uma das histórias de fato mostram como num dia normal e sem muitas expectativas tudo pode acontecer na sua vida, principalmente após você achar que nada mais daria certo – ou que nada mais poderia dar errado.

Este livro pode ser encontrado na Biblioteca Comunitária, no Piso 2 (Direita – Bloco 1), sob o código G 813 G796d.

 


Também é possível encontrar outras obras semelhantes às de John Green na BCo, tais como Diários de uma paixão, de Nicholas Sparks (Piso 2 – Direita – Bloco 1. G 813 S736di) e Por isso a gente acabou, de Daniel Handler (Piso 2 – Direita – Bloco 2. EJ H236pi).

Como empresto livros na BCo?

Qualquer pessoa, mesmo que não seja aluno ou professor da UFSCar, pode se tornar um usuário e retirar livros na Biblioteca Comunitária da UFSCar. Basta fazer um cadastro apresentando os documentos citados neste edital e começar a emprestar seus livros!

Como contato a BCo?

Para mais informações, entre em contato com o Blog +Leitura BCo da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar pelo e-mail blog.maisleitura@gmail.com.

Referências

GAGE SKIDMORE. John Green. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/gageskidmore/7492546294/&gt;. Acesso em: 24 ago. 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s